quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Linus Torvalds e o nascimento do Linux

Nascido no dia 28 de Dezembro de 1969, em Helsinquia, Finlândia, Linus Benedict Trovalds começou a lindar com informática quando tinha 11 anos, pois seu avô, Leo Waldemar Torvalds (matemático e estatístico da Universidade de Helsinquia) comprou um computador Commodore, em 1980, e pediu-lhe ajuda para usá-lo.

Linus fora uma criança prodigio : se interessou tanto pelo mundo da informática que passou um verão inteiro dentro de casa, em seu quarto, programando o Kernel.

Foi admitido na Universidade de Helsinki em 1988 (no mesmo ano em que Andy Tannenbaum trouxe a público o sistema operacional Minix) e, em 1990, começou a aprender a linguagem C.

Teve contato com os computadores IBM/PC no fim dos anos 80 e em 1991 comprou um 80386.

Com 21 anos teve contato com o Sistema Unix da Universidade (SunOS, atualmente Solaris) e desejava rodar a versão de Tannenbaum (Minix) no seu recém adquirido 80386. Descontente com os recursos do Minix, especialmente em relação ao emulador de terminal do Minix que ele utilizaria para acessar remotamente o Unix da Universidade, começou a desenvolver o seu próprio emulador de terminal que não rodaria sobre o Minix, mas diretamente no hardware do PC 386.

Este projeto pessoal foi sendo modificado gradualmente e adquirindo características de um Sistema Operacional independente do Minix. Este é o início do desenvolvimento do núcleo Linux, relatado pelo próprio Linus Torvalds em seu livro Just for fun, que no Brasil foi publicado com o título de "Só por Prazer, Linux" pela Editora Campus.


O núcleo Linux foi inicialmente desenvolvido numa tentativa de criar um sistema operacional similar ao Unix que rodava em processadores Intel 80386.

O projeto foi lançado em 1991 em uma famosa mensagem para a Usenet em que ele divulgou que estava disposto a disponibilizar o código-fonte e contar com a colaboração de outros programadores.
No dia 5 de outubro de 1991 Linus Torvalds anunciou a primeira versão "oficial" do núcleo Linux, versão 0.02. Desde então muitos programadores têm respondido ao seu chamado, e têm ajudado a fazer do Linux o sistema operacional que é hoje.

No início era utilizado por programadores ou só por quem tinha conhecimentos, pois usava-se somente linhas de comando. Hoje isso mudou, existem diversas empresas que criam os ambientes gráficos e as distribuições cada vez mais amigáveis e intuitivas, de forma que qualquer usuário com conhecimentos básicos consegue usar uma distribuição Linux.

Atualmente, a distribuição Linux mais simples e recomendada ao usuário doméstico é o Ubuntu Linux.

Hoje o Linux é um sistema estável e consegue reconhecer muitos periféricos sem a necessidade de se instalar os drivers de som, vídeo, modem, rede, entre outros.

Inicialmente, o sistema operacional se chamava "Freax" porém Ari Lemmke, administrador do site ftp.funet.fi deu o nome de "Linux" ao diretório FTP onde o núcleo do Linux estava inicialmente disponível.


Em 1997 Linus Torvalds recebeu os prêmios "1997 Nokia Foundation Award's" e "Lifetime Achievement Award at Uniforum Pictures". No mesmo ano finalizou o ensino superior ( Que cursou de 1988 à 1997).
Linus passou 10 anos como estudante e investigador na Universidade de Helsinki, coordenando o desenvolvimento do núcleo do sistema operacional desde 1992.

Linus trabalhava em Silicon Valley, na Transmeta (fabricante de processadores para portáteis), e em 2001 iniciou seu trabalho nos laboratórios do OSDL (Open Source Development Labs), uma fundação criada para ajudar no desenvolvimento do Kernel Linux. Além disso, Linus possui a marca registrada "Linux" e supervisiona o uso (ou abuso) da marca através da organização sem fins lucrativos Linux International.

O motivo do Linux ser gratuito é que Linus Torvalds, quando desenvolveu o Linux, não tinha a intenção de ganhar dinheiro e sim fazer um sistema para seu uso pessoal, que atendesse suas necessidades. Na verdade, o Linux encontra-se sob a licença GPL, que permite que qualquer um possa usar os programas sob ela, com o compromisso de não tornar os programas fechados e comercializados. Ou seja, você pode alterar qualquer parte do Linux, modificá-lo e até comercializá-lo, mas você não pode fechá-lo (não permitir que outros usuários o modifiquem) e vendê-lo.

O desenvolvimento do Linux é coletivo, ou seja, o Linux é mantido pela comunidade (que é composta por um gigantesco número de programadores amantes de Software Livre) que desenvolve Softwares Gratuitos e fazer melhorias e adaptações constantes no Kernel, preservando assim a qualidade e a segurança do mesmo. Milhares de pessoas contribuem gratuitamente com o desenvolvimento do Linux, simplesmente pelo prazer de fazer um sistema operacional melhor.

Atualmente, Linus vive em Santa Clara, na Califórnia, com a sua mulher Tove e suas três filha e é um empregado do Open Source Development Lab (OSDL). Este ano (2011) o Linux comemora seu 20º aniversário.

Fontes :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux
http://pt.wikipedia.org/wiki/Just_for_fun
http://pt.wikipedia.org/wiki/Linus_Torvalds

Nenhum comentário:

Postar um comentário