quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Morre Dennis Ritchie, criador da linguagem C e um dos pais do UNIX


Cientista da computação deixa um legado que pode ser visto em vários aspectos do moderno mundo da tecnologia





Dennis Ritchie, criador da linguagem de programação C e um dos pais do UNIX, faleceu no último sábado (08/10) aos 70 anos de idade em sua casa em Murray Hill, New Jersey, EUA, após uma batalha contra uma doença não-especificada. A notícia só se tornou pública na noite de ontem (12/10) após um post de Rob Pike, engenheiro da Google, na rede social Google +.
A linguagem C foi desenvolvida entre o final da década de 60 e meados da de 70, quando Ritchie era um funcionário da AT&T trabalhando no Bell Labs nos EUA, e hoje é uma das linguagens de programação mais populares no mundo.
Já o sistema operacional UNIX foi desenvolvido no início da década de 70 como uma versão “simplificada” do Multics, um projeto da AT&T e General Electric para um sistema operacional multiusuário que acabou se tornando complexo demais e foi abandonado.

Reescrito na linguagem C e portado para várias máquinas o UNIX foi licenciado, incluindo o código-fonte, para várias empresas e universidades que o adaptaram de acordo com suas necessidades, dando origem a um enorme número de variantes. Entre os descendentes modernos do UNIX, seja pela “linhagem” de código ou por seus conceitos, podemos contar o Linux, os vários *BSD (FreeBSD, OpenBSD, NetBSD e outros), o Mac OS X, o iOS, o Android e vários outros sistemas operacionais.
Ainda em vida, Ritchie foi agraciado em 1983 com o Prêmio Turing, concedido a indivíduos que realizam “contribuições de natureza técnica de grande e duradoura importância ao campo da computação” (pela criação do UNIX) e em 1999 com a National Medal of Technology, em conjunto com Ken Thompson, concedida pelo Presidente dos EUA (na época, Bill Clinton) pela criação do UNIX e da linguagem C.

Fonte:
http://pcworld.uol.com.br/noticias/2011/10/13/morre-dennis-ritchie-criador-da-linguagem-c-e-um-dos-pais-do-unix/

Nenhum comentário:

Postar um comentário